Voltar ao topo do site
Cirurgião Vascular São Paulo
Rua Manuel da Nóbrega, 354, Paraíso, São Paulo (11) 93089-1050
Check-up Vascular
Acompanhamento, diagnóstico e, caso necessário, início prematuro dos tratamentos para diversas doenças vasculares
Em quais situações devemos procurar um cirurgião vascular? Quando o

Checkup Vascular

está indicado? Para que tipo de pessoas o check up funciona?

Primeiramente, quando fala-se em check up vascular, deve-se pensar em dois objetivos.

Primeiro, a prevenção. A ideia é reconhecer indivíduos que apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças vasculares durante a vida. Com isso, o Dr. Rafael Apoloni, cirurgião vascular São Paulo, pode propor alterações no dia a dia e mudanças de hábitos de vida que podem diminuir o risco dessas doenças.

Quando fala-se em diagnóstico precoce, a ideia é detectar doenças em estágio inicial, onde muitas vezes os sintomas podem ser pequenos ou inexistentes.



Caso diagnosticada precocemente uma doença vascular, aumentam as probabilidades de sucesso dos tratamentos, em casos, como: o acidente vascular cerebral (AVC), complicações do pé diabético, formação de coágulos de sangue no interior das veias profundas, dilatação anormal da parede da aorta, acúmulo de placas de gordura e outras substâncias que dificultam a passagem do sangue nos vasos, varizes, dentre outras.

Quem deve fazer um checkup vascular? A resposta é que todas as pessoas podem se beneficiar do check up vascular. É possível detectar situações de risco para o desenvolvimento de doenças, observar antecedentes familiares que aumentam a chance de determinadas alterações circulatórias e também perceber doenças em estágio inicial, o que facilita muito o tratamento.



Porém, alguns indivíduos, principalmente aqueles acima dos 50 anos e que possuem algumas comorbidades, como por exemplo diabetes, pressão alta, colesterol elevado e que fumam, estão sob um risco maior de alterações circulatórias e deverão procurar um especialista para uma avaliação de forma periódica.

Sinais que podem indicar que há algo de errado com a circulação Dor nas pernas é um sintoma bastante comum. Pode ser um cansaço no fim do dia, dor em repouso, um aperto nas pernas e até aquela dor que é desencadeada por esforço.

As doenças relacionadas ao sistema venoso costumam ocasionar dores ao fim do dia, associadas ao peso e ao cansaço na perna.

Por outro lado, alterações do sistema arterial tendem a desenvolver uma dor do tipo claudicação intermitente – aquela dor desencadeada pelo esforço.

Uma outra alteração bastante comum é o inchaço ou edema das pernas. Está muitas vezes ligada a alterações do sistema venoso e do sistema linfático e tendem a se concentrar ao fim do dia e a piorar em dias mais quentes.



Porém, alterações em outros órgãos, como rins, tireoide e até no coração, também podem levar ao edema, o que exemplifica a necessidade de uma avaliação por um especialista.

Outro traço bastante comum é a presença de veias dilatadas e tortuosas nas pernas. Isso pode ser, na verdade, o primeiro sinal do desenvolvimento de varizes.

Mais um ponto de atenção é a presença de antecedentes na família com doenças circulatórias. Se você tem, por exemplo, um pai ou uma mãe com varizes, existe sim, a maior probabilidade de vir a desenvolvê-la.

O mesmo serve, por exemplo, para o aneurisma da aorta, que é mais comum quando há antecedentes familiares. A presença da trombose venosa na família, por exemplo, pode indicar doenças de sangue conhecidas como trombofilia e, com isso, aumentar também a chance do desenvolvimento da TVP.

Esses são apenas alguns exemplos de situações em que um especialista deve ser consultado. Lembre-se que o check up vascular São Paulo e o diagnóstico precoce são o melhor caminho para manter sua saúde vascular.
Acidente Vascular Cerebral Conhecido popularmente como derrame, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das maiores causas de morte e incapacidade no Brasil e no mundo. O tipo mais comum é o isquêmico, quando há o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. Caso haja o rompimento desses vasos, o AVC é classificado de hemorrágico. A melhor maneira de prevenir a doença é evitar os fatores de risco: diabetes, hipertensão e obesidade.

Pé Diabético Uma das complicações mais comuns da diabetes de longa duração e má controlada é o chamado “pé diabético”. Isso porque os níveis desregulados do índice glicêmico provocam alterações no sistema nervoso periférico que levam o paciente a perder a sensibilidade dos pés.

Além de não sentir o machucado nessa parte do corpo, o diabético também tem dificuldades na cicatrização dessas feridas, que se não tratadas, pode causar a amputação do membro.

Prevenção: controlar o diabetes com alimentação e exercícios, fazer exames de sangue para medir a glicemia regularmente, e examinar com frequência os pés em busca de feridas e machucados.

Trombose venosa profunda Doença caracterizada pela formação de coágulos de sangue no interior das veias profundas, que levam o sangue de volta ao coração. Cerca de 90% dos casos, acometem as veias dos membros inferiores (pernas). É considerado um distúrbio grave, já que pode se desprender e causar complicações a curto ou longo prazo, como obstrução das artérias pulmonares (embolia) e sobrecarga no coração.

Prevenção: evitar os fatores de risco como tabagismo, e imobilidade prolongada, como permanecer sentado ou deitado (acamado) por muito tempo. Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver trombose venosa profunda, principalmente quem possui varizes, faz uso de anticoncepcionais ou realiza tratamento hormonal, pacientes com insuficiência cardíaca, tumores malignos, obesidade, e anormalidade genética do sistema de coagulação. Exercícios, medicamentos e uso de meias elásticas podem auxiliar na prevenção.
Aneurisma de Aorta
É a dilatação anormal da parede da aorta, maior e principal vaso sanguíneo do corpo humano. Rica em fibras elásticas e musculares, é a artéria responsável por transportar sangue rico em oxigênio para todo o organismo. Devido sua importância, alterações patológicas podem levar a complicações graves e até a morte.

Prevenção: O diagnóstico precoce é fundamental para evitar prejuízos à saúde. Como a doença é assintomática, é preciso realizar exames de diagnóstico com frequência e levar em conta os fatores de risco do paciente: idade superior a 65 anos, tabagismo, hipertensão, aterosclerose (acúmulo de gordura e outras substâncias no vaso) e histórico familiar.
Aneurisma Periférico
Seja por fatores como hipertensão, tabagismo ou problemas congênitos, as artérias do corpo podem ficar mais dilatadas do que o normal, numa disfunção conhecida como aneurisma. Pode ser classificado como periférico pelos vasos que acomete, como a artéria femoral (da virilha), a carótida (do pescoço) e a poplítea (joelhos). Apesar de seu rompimento ser mais incomum, podem surgir coágulos que obstruem a passagem de sangue, comprimem um nervo ou uma veia próxima, causando assim dor, formigamento e inchaço na região afetada.

Prevenção: assim como o aneurisma de aorta, a melhor prevenção está no monitoramento constante com testes e análises regulares. Costuma ser descoberto em exames de checkup ou na investigação de outras doenças.
Doença arterial periférica obstrutiva (DAPO) Quadro de aterosclerose que acomete as artérias das pernas. Ocorre quando há acúmulo de cálcio, placas de gordura e outras substâncias, que dificultam a passagem do sangue nos vasos. Um dos sintomas mais comuns é a dor na batata da perna ao caminhar (chamado de claudicação intermitente).

Prevenção: não fumar (o tabagismo aumenta em quatro vezes o risco de desenvolver a doença), ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. O diagnóstico precoce e controle de doenças como pressão alta e diabetes também são importantes para evitar o surgimento da DAPO.

Varizes dos membros inferiores Sensação de peso nas pernas, cansaço ao fim do dia, edema e aparecimento de vasos tortuosos ou vasinhos podem ser sinais iniciais de insuficiência venosa periférica, condição popularmente conhecida como varizes. Podem estar associadas a fatores genéticos, obesidade, sedentarismo, longos períodos em pé, e histórico prévio da doença.

Prevenção: mudanças de hábitos de vida, exercícios com fortalecimento das pernas, uso de meia elástica, além de um diagnóstico precoce para o tratamento adequado.


Agende o check-up vascular com o especialista vascular, Dr. Rafael Apoloni, em moderna clínica no bairro do Paraíso, São Paulo.

Scroll site Scroll site
Dr. Rafael Apoloni
Especialista
Cirurgia
Vascular
"Sou formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, possuo títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC)."

Dr. Rafael Corrêa Apoloni
Cirurgião Vascular e Endovascular - especialista vascular São Paulo

Agende sua consulta
Telefone (11) 3287-4144
Endereço Cirurgião Vascular Paraíso

Rua Manuel da Nóbrega, 354
Conjuntoj 85, bairro Paraíso, São Paulo/SP

Fabio Lamberti
Fabio Lamberti
28/08/2023
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Todos muito atenciosos O atendimento e comprometimento do Dr é absolutamente espetacular. Muito bom
Angela Hellmeister
Angela Hellmeister
02/03/2023
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Dr.Rafael é um profissional especial....excelente atendimento,atencioso e cuidadoso!!
Andréa H.
Andréa H.
02/03/2023
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Excelente atendimento e profissional maravilhoso !
Barbara Cristina
Barbara Cristina
25/11/2022
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Excelente profissional! Meu tratamento foi para vasinhos e o resultado foi alcançado. Indico para todos que estão em busca de um resultado 100% eficaz.
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
18/08/2022
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótimo ,médico fiz meu tratamento com ele ,e obetive um ótimo , resultado , recomendo a todos ,estou muito satisfeita ,meus parabéns Dr
Edson Machado (Machadão)
Edson Machado (Machadão)
29/06/2022
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
O Dr. Rafael foi impressionante, educado, atencioso e muito competente. A cirurgia de varizes foi um sucesso e a recuperação melhor ainda ( mais rápido do que eu imaginava). Todo o processo desde a internação até a recuperação foi muito bem explicado. O pós operatório foi de primeira. Eu recomendo este médico, pois se trata de um profissional muito gabaritado. Só para constar.. o consultório é bem localizado e o atendimento na recepção é muito bom. Parabéns a todos.
aninha limaa Lima
aninha limaa Lima
27/06/2022
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Dr.Rafael um excelente profissional...
Adele Pedrão
Adele Pedrão
15/09/2020
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótimo cirurgião Excelente atendimento. Ficou perfeito.
Close site
Contato Cirurgião Vascular Paraíso
Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Rafael Apoloni pelo WhatsApp
Instagram