Voltar ao topo do site
Cirurgião Vascular São Paulo
Rua Manuel da Nóbrega, 354, Paraíso, São Paulo (11) 98553-6781

Aumento dos casos de Trombose Venosa: uma ameaça à saúde

< Leia outras notícias

trombose venosa profunda

A incidência de trombose venosa tem visto um preocupante aumento ao longo dos últimos anos, transformando-se em um problema de saúde significativo, especialmente entre indivíduos sedentários e mais velhos. Esta condição, que obstrui o fluxo sanguíneo de volta ao coração, pode resultar em sintomas graves e até mesmo fatais se não for tratada adequadamente. Vamos mergulhar nas causas desse aumento, baseando-se em estatísticas e estudos, e discutir como a orientação e intervenção de especialistas, podem ser vitais na luta contra essa condição.

Um olhar sobre as estatísticas O aumento nos casos de trombose venosa é evidente nos números. Uma década atrás, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrava pouco mais de 21 mil casos anuais, número que saltou para 35.172 hospitalizações em 2022, com uma média diária de internações subindo para 105 em 2023. Esses dados não apenas destacam o crescimento na prevalência dessa condição, mas também sublinham uma maior conscientização e diagnóstico entre a população.

Identificando os fatores de risco Muitos aspectos do estilo de vida contemporâneo contribuem para o aumento do risco de trombose venosa. A falta de atividade física, obesidade, alterações genéticas específicas, e o processo natural de envelhecimento estão entre os principais fatores. A imobilidade prolongada, particularmente, impede o mecanismo natural de bombeamento das veias, essencial para o retorno venoso eficaz.

“O diagnóstico precoce e um tratamento apropriado são fundamentais para evitar complicações sérias como a embolia pulmonar,” destaca o cirurgião vascular Rafael Apoloni. Essa orientação especializada não apenas salva vidas, mas também educa o público sobre a importância de adotar medidas preventivas, como manter-se ativo e procurar ajuda médica imediatamente ao notar sintomas preocupantes.

Prevenir a trombose venosa começa com mudanças no estilo de vida. Incorporar atividades físicas na rotina diária, manter um peso corporal saudável, e estar atento aos primeiros sinais são passos cruciais. “Consultas regulares com um cirurgião vascular podem fornecer orientações valiosas e tratamentos personalizados, reduzindo significativamente o risco de desenvolver essa condição,” afirma o Dr. Apoloni.

Com o aumento dos casos de Trombose Venosa, será que não é hora de darmos prioridade à nossa saúde vascular e repensarmos nossos hábitos diários?
News image
Circulação
Você já ouviu falar do Músculo Sóleo?
News image
Circulação
Saúde Vascular e as mudanças de temperatura no Outono
Dr. Rafael Apoloni
Especialista
Cirurgia
Vascular
"Sou formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, possuo títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC)."

Dr. Rafael Corrêa Apoloni
Cirurgião Vascular e Endovascular - especialista vascular São Paulo

Agende sua consulta
Fabio Lamberti
Fabio Lamberti
28/08/2023
Todos muito atenciosos O atendimento e comprometimento do Dr é absolutamente espetacular. Muito bom
Angela Hellmeister
Angela Hellmeister
02/03/2023
Dr.Rafael é um profissional especial....excelente atendimento,atencioso e cuidadoso!!
Andréa H.
Andréa H.
02/03/2023
Excelente atendimento e profissional maravilhoso !
Barbara Cristina
Barbara Cristina
25/11/2022
Excelente profissional! Meu tratamento foi para vasinhos e o resultado foi alcançado. Indico para todos que estão em busca de um resultado 100% eficaz.
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
18/08/2022
Ótimo ,médico fiz meu tratamento com ele ,e obetive um ótimo , resultado , recomendo a todos ,estou muito satisfeita ,meus parabéns Dr
Edson Machado (Machadão)
Edson Machado (Machadão)
29/06/2022
O Dr. Rafael foi impressionante, educado, atencioso e muito competente. A cirurgia de varizes foi um sucesso e a recuperação melhor ainda ( mais rápido do que eu imaginava). Todo o processo desde a internação até a recuperação foi muito bem explicado. O pós operatório foi de primeira. Eu recomendo este médico, pois se trata de um profissional muito gabaritado. Só para constar.. o consultório é bem localizado e o atendimento na recepção é muito bom. Parabéns a todos.
aninha limaa Lima
aninha limaa Lima
27/06/2022
Dr.Rafael um excelente profissional...
Adele Pedrão
Adele Pedrão
15/09/2020
Ótimo cirurgião Excelente atendimento. Ficou perfeito.
Close site
Contato Cirurgião Vascular Paraíso
Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Rafael Apoloni pelo WhatsApp
Instagram