A hidratação adequada é muitas vezes negligenciada, mas ela desempenha um papel vital na m...
Checkup Vascular
está indicado? Para que tipo de pessoas o check up funciona?Primeiramente, quando fala-se em check up vascular, deve-se pensar em dois objetivos.
Primeiro, a prevenção. A ideia é reconhecer indivíduos que apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças vasculares durante a vida. Com isso, o Dr. Rafael Apoloni, cirurgião vascular São Paulo, pode propor alterações no dia a dia e mudanças de hábitos de vida que podem diminuir o risco dessas doenças.
Quando fala-se em diagnóstico precoce, a ideia é detectar doenças em estágio inicial, onde muitas vezes os sintomas podem ser pequenos ou inexistentes.
Caso diagnosticada precocemente uma doença vascular, aumentam as probabilidades de sucesso dos tratamentos, em casos, como: o acidente vascular cerebral (AVC), complicações do pé diabético, formação de coágulos de sangue no interior das veias profundas, dilatação anormal da parede da aorta, acúmulo de placas de gordura e outras substâncias que dificultam a passagem do sangue nos vasos, varizes, dentre outras.
Quem deve fazer um checkup vascular? A resposta é que todas as pessoas podem se beneficiar do check up vascular. É possível detectar situações de risco para o desenvolvimento de doenças, observar antecedentes familiares que aumentam a chance de determinadas alterações circulatórias e também perceber doenças em estágio inicial, o que facilita muito o tratamento.
Porém, alguns indivíduos, principalmente aqueles acima dos 50 anos e que possuem algumas comorbidades, como por exemplo diabetes, pressão alta, colesterol elevado e que fumam, estão sob um risco maior de alterações circulatórias e deverão procurar um especialista para uma avaliação de forma periódica.
Sinais que podem indicar que há algo de errado com a circulação Dor nas pernas é um sintoma bastante comum. Pode ser um cansaço no fim do dia, dor em repouso, um aperto nas pernas e até aquela dor que é desencadeada por esforço.
As doenças relacionadas ao sistema venoso costumam ocasionar dores ao fim do dia, associadas ao peso e ao cansaço na perna.
Por outro lado, alterações do sistema arterial tendem a desenvolver uma dor do tipo claudicação intermitente – aquela dor desencadeada pelo esforço.
Uma outra alteração bastante comum é o inchaço ou edema das pernas. Está muitas vezes ligada a alterações do sistema venoso e do sistema linfático e tendem a se concentrar ao fim do dia e a piorar em dias mais quentes.
Porém, alterações em outros órgãos, como rins, tireoide e até no coração, também podem levar ao edema, o que exemplifica a necessidade de uma avaliação por um especialista.
Outro traço bastante comum é a presença de veias dilatadas e tortuosas nas pernas. Isso pode ser, na verdade, o primeiro sinal do desenvolvimento de varizes.
Mais um ponto de atenção é a presença de antecedentes na família com doenças circulatórias. Se você tem, por exemplo, um pai ou uma mãe com varizes, existe sim, a maior probabilidade de vir a desenvolvê-la.
O mesmo serve, por exemplo, para o aneurisma da aorta, que é mais comum quando há antecedentes familiares. A presença da trombose venosa na família, por exemplo, pode indicar doenças de sangue conhecidas como trombofilia e, com isso, aumentar também a chance do desenvolvimento da TVP.
Esses são apenas alguns exemplos de situações em que um especialista deve ser consultado. Lembre-se que o check up vascular São Paulo e o diagnóstico precoce são o melhor caminho para manter sua saúde vascular.