Voltar ao topo do site
Cirurgião Vascular São Paulo
Rua Manuel da Nóbrega, 354, Paraíso, São Paulo (11) 98553-6781

Vida em Risco: o impacto do Tabagismo na saúde vascular

< Leia outras notícias

O tabagismo é uma prática perigosa que ameaça a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, os dados mais recentes indicam que o total de adultos fumantes no país é de aproximadamente 12%. Essa prática nociva é responsável por mais de 160 mil mortes anuais no Brasil, um número que reflete a urgência de se abordar esse problema de saúde pública.

Em 31 de maio, no Dia Mundial Sem Tabaco, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reiterou a devastação que o tabaco causa à saúde humana, resultando em mais de 8 milhões de mortes por ano.

No cerne desse problema está a relação entre o tabagismo na saúde vascular. O tabagismo pode provocar processos inflamatórios crônicos, aumentar a viscosidade sanguínea e o risco de trombose. Todas essas alterações são fatores contributivos para o aumento de eventos cardiovasculares, como Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

tabagismo saude vascular
O impacto do tabagismo nas doenças vasculares é tão profundo que os programas de conscientização têm se concentrado em mostrar como o tabagismo afeta os vasos sanguíneos, incentivando as pessoas a abandonarem o uso do tabaco.

O tabagismo pode interferir na circulação de diversas maneiras:

1. O monóxido de carbono, produzido pelo cigarro, possui mais afinidade pelos glóbulos vermelhos do que o próprio oxigênio, reduzindo assim a oxigenação dos órgãos e tecidos, o que pode levar a complicações vasculares graves.

2. A formação de placas ateroscleróticas é outro aspecto preocupante. Essas placas, que são depósitos de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias, podem diminuir ou bloquear o fluxo sanguíneo para determinadas regiões levando a condições graves como AVC e doenças arteriais periféricas.

3. A Nicotina, e outras substâncias presentes no cigarro podem estreitar as artérias (vasoconstrição), contribuindo para a hipertensão arterial e prejudicando ainda mais o fluxo sanguíneo de regiões como o cérebro por exemplo levando a acidentes isquêmicos transitórios, derrames e paralisia, ou o coração com o infarto do miocárdio.

Além disso, outras doenças são potencializadas pelo tabagismo como o Aneurisma da Aorta Abdominal, que possui uma relação estreita com o hábito de fumar.

Diante desse cenário, o cirurgião vascular Rafael Apoloni alerta para a necessidade de compreender os riscos do tabagismo e adotar medidas preventivas. O tabagismo não é apenas uma ameaça à saúde pulmonar, mas um adversário formidável para a saúde vascular.

A prevenção, através de parar de fumar e da adoção de um estilo de vida saudável, juntamente com check-ups anuais da saúde vascular, pode desempenhar um papel crucial na diminuição dos riscos associados.

É crucial que a informação e seu impacto na saúde vascular sejam amplamente disseminados. Se você conhece alguém que fuma, compartilhe este texto com ele. Por meio da educação e do apoio mútuo, podemos combater os riscos do tabagismo e promover uma saúde vascular para todos.
News image
Circulação
Você já ouviu falar do Músculo Sóleo?
News image
Circulação
Saúde Vascular e as mudanças de temperatura no Outono
Dr. Rafael Apoloni
Especialista
Cirurgia
Vascular
"Sou formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, possuo títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC)."

Dr. Rafael Corrêa Apoloni
Cirurgião Vascular e Endovascular - especialista vascular São Paulo

Agende sua consulta
Fabio Lamberti
Fabio Lamberti
28/08/2023
Todos muito atenciosos O atendimento e comprometimento do Dr é absolutamente espetacular. Muito bom
Angela Hellmeister
Angela Hellmeister
02/03/2023
Dr.Rafael é um profissional especial....excelente atendimento,atencioso e cuidadoso!!
Andréa H.
Andréa H.
02/03/2023
Excelente atendimento e profissional maravilhoso !
Barbara Cristina
Barbara Cristina
25/11/2022
Excelente profissional! Meu tratamento foi para vasinhos e o resultado foi alcançado. Indico para todos que estão em busca de um resultado 100% eficaz.
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
18/08/2022
Ótimo ,médico fiz meu tratamento com ele ,e obetive um ótimo , resultado , recomendo a todos ,estou muito satisfeita ,meus parabéns Dr
Edson Machado (Machadão)
Edson Machado (Machadão)
29/06/2022
O Dr. Rafael foi impressionante, educado, atencioso e muito competente. A cirurgia de varizes foi um sucesso e a recuperação melhor ainda ( mais rápido do que eu imaginava). Todo o processo desde a internação até a recuperação foi muito bem explicado. O pós operatório foi de primeira. Eu recomendo este médico, pois se trata de um profissional muito gabaritado. Só para constar.. o consultório é bem localizado e o atendimento na recepção é muito bom. Parabéns a todos.
aninha limaa Lima
aninha limaa Lima
27/06/2022
Dr.Rafael um excelente profissional...
Adele Pedrão
Adele Pedrão
15/09/2020
Ótimo cirurgião Excelente atendimento. Ficou perfeito.
Close site
Contato Cirurgião Vascular Paraíso
Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Rafael Apoloni pelo WhatsApp
Instagram