Voltar ao topo do site
Cirurgião Vascular São Paulo
Rua Manuel da Nóbrega, 354, Paraíso, São Paulo (11) 98553-6781

Enfrentando o Inimigo Invisível: Os Desafios do Pé Diabético

< Leia outras notícias

Vou explorar o pé diabético, uma complicação comum do diabetes. Aprofundo o que é, os sintomas e como tratar, utilizando as perspectivas e vivência que tenho como especialista. Dr. Rafael Apoloni.

Pé diabético

, uma das complicações mais temidas do diabetes, é uma condição que requer atenção cuidadosa tanto dos profissionais de saúde quanto de pacientes. Vou explicar o que é, quais são os sintomas e como tratar o pé diabético.

O que é o pé diabético?

O pé diabético é uma condição que surge como uma complicação do diabetes não controlado. Acontece quando um nervo ou um vaso sanguíneo do pé fica danificado por causa dos altos níveis de glicose no sangue, causando uma série de sintomas que podem ir desde formigamento e dor até feridas e infecções.

Como cirurgião vascular e

especialista em pé diabético

, descrevo a condição de maneira clara: “É um conjunto de alterações que acontecem nos pés dos pacientes diabéticos. A neuropatia diabética, ou seja, o comprometimento dos nervos, e a doença arterial periférica, a redução do fluxo sanguíneo para os pés, são as duas principais causas do pé diabético.”

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar bastante, dependendo do grau de lesão nos nervos e vasos sanguíneos.

ferida pé diabético

Os mais comuns são:

1. Sensação de formigamento ou dormência;

2. Dor ou sensibilidade no pé;

3. Pele seca ou rachada;

4. Calos ou calosidades;

5. Feridas ou úlceras que não cicatrizam;

6. Mudanças na cor, temperatura ou formato do pé;

7. Infecções frequentes;

É essencial prestar atenção aos sinais iniciais, como a sensação de formigamento e a dor, pois eles podem ser os primeiros indicadores de que algo não está bem. Além disso, é importante lembrar que em alguns casos, os pacientes não sentem dor, apesar das lesões nos pés. Isso ocorre devido à neuropatia diabética, que faz com que a pessoa perca a sensibilidade nos pés.

Como tratar o pé diabético?

O tratamento do pé diabético é multidisciplinar e envolve uma combinação de medicamentos, mudanças no estilo de vida, e às vezes, cirurgia.

O principal objetivo do tratamento é controlar o nível de glicose no sangue, melhorar a circulação sanguínea nos pés e tratar qualquer ferida ou infecção que possa estar presente. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de antibióticos, curativos especiais ou desbridamento (remoção do tecido morto). Em situações mais graves, uma cirurgia pode ser necessária.

Além do tratamento médico, o cuidado adequado com os pés é fundamental. Isso inclui lavar e inspecionar os pés diariamente, usar sapatos e meias apropriados, e evitar andar descalço. O controle do diabetes através de uma dieta balanceada e exercício físico regular também é crucial.

Em suma, o pé diabético é uma condição grave que pode levar a complicações sérias se não for tratada adequadamente. No entanto, com o conhecimento correto, o cuidado adequado e o acompanhamento médico regular, é possível viver uma vida saudável mesmo com esta condição. O tratamento e a prevenção do pé diabético são possíveis e extremamente necessários. A informação e a atenção aos sinais do corpo são nossos aliados nessa luta.
News image
Circulação
Você já ouviu falar do Músculo Sóleo?
News image
Circulação
Saúde Vascular e as mudanças de temperatura no Outono
Dr. Rafael Apoloni
Especialista
Cirurgia
Vascular
"Sou formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, possuo títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC)."

Dr. Rafael Corrêa Apoloni
Cirurgião Vascular e Endovascular - especialista vascular São Paulo

Agende sua consulta
Fabio Lamberti
Fabio Lamberti
28/08/2023
Todos muito atenciosos O atendimento e comprometimento do Dr é absolutamente espetacular. Muito bom
Angela Hellmeister
Angela Hellmeister
02/03/2023
Dr.Rafael é um profissional especial....excelente atendimento,atencioso e cuidadoso!!
Andréa H.
Andréa H.
02/03/2023
Excelente atendimento e profissional maravilhoso !
Barbara Cristina
Barbara Cristina
25/11/2022
Excelente profissional! Meu tratamento foi para vasinhos e o resultado foi alcançado. Indico para todos que estão em busca de um resultado 100% eficaz.
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
18/08/2022
Ótimo ,médico fiz meu tratamento com ele ,e obetive um ótimo , resultado , recomendo a todos ,estou muito satisfeita ,meus parabéns Dr
Edson Machado (Machadão)
Edson Machado (Machadão)
29/06/2022
O Dr. Rafael foi impressionante, educado, atencioso e muito competente. A cirurgia de varizes foi um sucesso e a recuperação melhor ainda ( mais rápido do que eu imaginava). Todo o processo desde a internação até a recuperação foi muito bem explicado. O pós operatório foi de primeira. Eu recomendo este médico, pois se trata de um profissional muito gabaritado. Só para constar.. o consultório é bem localizado e o atendimento na recepção é muito bom. Parabéns a todos.
aninha limaa Lima
aninha limaa Lima
27/06/2022
Dr.Rafael um excelente profissional...
Adele Pedrão
Adele Pedrão
15/09/2020
Ótimo cirurgião Excelente atendimento. Ficou perfeito.
Close site
Contato Cirurgião Vascular Paraíso
Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Rafael Apoloni pelo WhatsApp
Instagram