Voltar ao topo do site
Cirurgião Vascular São Paulo
Rua Manuel da Nóbrega, 354, Paraíso, São Paulo (11) 98553-6781

Colesterol Alto e Saúde Vascular: uma jornada silenciosa rumo ao perigo

< Leia outras notícias

O colesterol é uma substância cerosa e semelhante a uma gordura que desempenha um papel crucial em várias funções corporais. É uma parte integrante das membranas celulares, e é necessário para a síntese de vitamina D, certos hormônios como o cortisol e o estrogênio, e também ajuda na produção de bile, que por sua vez auxilia na digestão de gorduras. O corpo humano é programado para produzir todo o colesterol necessário para essas funções vitais, principalmente no fígado, mas também obtemos colesterol dos alimentos que consumimos.

Existem dois tipos principais de colesterol, conhecidos como lipoproteínas de baixa densidade (LDL, ou “colesterol ruim”) e lipoproteínas de alta densidade (HDL, ou “colesterol bom”). O LDL transporta o colesterol do fígado para as células, e se muito for entregue, ele pode se acumular nas paredes das artérias, o que pode levar à aterosclerose, uma forma de doença cardíaca. Por outro lado, o HDL transporta o colesterol não utilizado de volta ao fígado, onde pode ser excretado ou reutilizado. Portanto, um equilíbrio saudável entre os níveis de LDL e HDL é crucial para manter um sistema cardiovascular saudável e prevenir doenças cardíacas e vasculares.

Para desbravar os caminhos que ligam o colesterol alto e doenças vasculares, convidamos o Dr. Rafael Apoloni, cirurgião vascular, para compartilhar suas percepções e experiências clínicas.

“O colesterol se assemelha a um visitante indesejado que se acomoda nas paredes de nossas artérias, formando placas. Com o tempo, essas placas estreitam os canais sanguíneos, tornando-se um terreno fértil para a aterosclerose”, esclarece Dr. Apoloni.

Aterosclerose: O Inimigo Silencioso

A aterosclerose é uma palavra que pode não ser familiar para muitos, mas suas consequências são amplamente devastadoras. A aterosclerose é como uma sombra silenciosa que se alastra pelo sistema vascular, manifestando-se de formas variadas, dependendo do local da obstrução. Podemos estar falando de infartos, derrames, ou até mesmo de amputações em casos extremos.

colesterol e a saúde vascular
Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) constatou que os níveis de colesterol elevado atingem cerca de 4 em 10 brasileiros adultos, o que representa cerca de 60 milhões de pessoas ou 40% da população. Adultos entre 55 e 64 anos são os mais afetados. Essa condição é identificada como um dos principais fatores relacionados a doenças cardíacas no Brasil.

O coração e o cérebro são dois órgãos vitais que são fortemente impactados pelo colesterol alto. O bloqueio dos vasos sanguíneos no coração pode levar a infartos, enquanto a obstrução dos vasos cerebrais pode desencadear derrames. A discussão sobre estas consequências pode ser expandida, explicando como o fluxo sanguíneo restrito afeta a funcionalidade do coração e do cérebro.

As extremidades do corpo, especialmente as pernas, também enfrentam riscos consideráveis. A obstrução dos vasos sanguíneos pode levar a condições como trombose e, nos piores cenários, amputações. A circulação inadequada afeta a saúde das extremidades, podendo manifestar-se através de sintomas como dor ao caminhar, feridas que demoram a cicatrizar e, em casos extremos, necrose tecidual.

Dados Alarmantes e Prevenção

A prevalência do colesterol alto no Brasil e seus impactos na saúde vascular é uma questão que necessita de atenção. De acordo com o médico vascular, a avaliação regular do perfil lipídico é um pilar fundamental na prevenção de complicações vasculares. Não é apenas uma questão de idade; é uma questão de vigilância contínua.

A dieta e o exercício desempenham um papel crucial na gestão do colesterol. Uma dieta rica em fibras, frutas, vegetais e grãos integrais, aliada à prática regular de atividades físicas, pode ser a chave para manter o colesterol sob controle. A incorporação de hábitos saudáveis no dia a dia não apenas auxilia na gestão do colesterol, mas também promove uma saúde vascular robusta.

O colesterol alto é um adversário silencioso, mas com a informação correta, vigilância contínua e um estilo de vida saudável, pode-se enfrentar e derrotar esta ameaça.
News image
Circulação
Você já ouviu falar do Músculo Sóleo?
News image
Circulação
Saúde Vascular e as mudanças de temperatura no Outono
Dr. Rafael Apoloni
Especialista
Cirurgia
Vascular
"Sou formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, possuo títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC)."

Dr. Rafael Corrêa Apoloni
Cirurgião Vascular e Endovascular - especialista vascular São Paulo

Agende sua consulta
Fabio Lamberti
Fabio Lamberti
28/08/2023
Todos muito atenciosos O atendimento e comprometimento do Dr é absolutamente espetacular. Muito bom
Angela Hellmeister
Angela Hellmeister
02/03/2023
Dr.Rafael é um profissional especial....excelente atendimento,atencioso e cuidadoso!!
Andréa H.
Andréa H.
02/03/2023
Excelente atendimento e profissional maravilhoso !
Barbara Cristina
Barbara Cristina
25/11/2022
Excelente profissional! Meu tratamento foi para vasinhos e o resultado foi alcançado. Indico para todos que estão em busca de um resultado 100% eficaz.
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
18/08/2022
Ótimo ,médico fiz meu tratamento com ele ,e obetive um ótimo , resultado , recomendo a todos ,estou muito satisfeita ,meus parabéns Dr
Edson Machado (Machadão)
Edson Machado (Machadão)
29/06/2022
O Dr. Rafael foi impressionante, educado, atencioso e muito competente. A cirurgia de varizes foi um sucesso e a recuperação melhor ainda ( mais rápido do que eu imaginava). Todo o processo desde a internação até a recuperação foi muito bem explicado. O pós operatório foi de primeira. Eu recomendo este médico, pois se trata de um profissional muito gabaritado. Só para constar.. o consultório é bem localizado e o atendimento na recepção é muito bom. Parabéns a todos.
aninha limaa Lima
aninha limaa Lima
27/06/2022
Dr.Rafael um excelente profissional...
Adele Pedrão
Adele Pedrão
15/09/2020
Ótimo cirurgião Excelente atendimento. Ficou perfeito.
Close site
Contato Cirurgião Vascular Paraíso
Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Rafael Apoloni pelo WhatsApp
Instagram