Voltar ao topo do site
Cirurgião Vascular São Paulo
Rua Manuel da Nóbrega, 354, Paraíso, São Paulo (11) 98553-6781

Aterosclerose e suas consequências para as Carótidas

< Leia outras notícias

Olá, eu sou o Dr. Rafael Apoloni, cirurgião vascular, e hoje vou falar sobre a Aterosclerose, uma condição que pode afetar gravemente as artérias carótidas e aumentar o risco de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

A aterosclerose é o resultado do acúmulo progressivo de placas de gordura na parede das artérias. No início, essa condição pode passar despercebida, pois é frequentemente assintomática. No entanto, conforme avança, pode diminuir ou até bloquear completamente o fluxo sanguíneo em uma região específica. As artérias carótidas, responsáveis por fornecer sangue ao nosso cérebro, não estão isentas desse risco. Se a aterosclerose se manifesta nessas artérias, o risco de um AVC aumenta consideravelmente.



Muitos pacientes desconhecem os sinais de alerta do AVC. Sintomas como fraqueza súbita, dificuldade para falar ou dormência em um lado do corpo não devem ser ignorados. A boa notícia é que temos várias estratégias para prevenir essa condição.

Tratando a Aterosclerose nas Carótidas

A linha de frente no tratamento da aterosclerose nas carótidas inclui medicamentos e modificações significativas no estilo de vida. Esta abordagem tem como objetivo estabilizar e diminuir a progressão da doença. No entanto, em casos avançados, podemos recorrer à endarterectomia, um procedimento cirúrgico que remove a placa de gordura, permitindo a restauração do fluxo sanguíneo normal para o cérebro.

Há também a angioplastia com stent, uma técnica minimamente invasiva onde um stent é implantado para manter a artéria aberta e livre de obstruções. Cada tratamento tem sua indicação e, em minha prática clínica, a escolha depende sempre de uma avaliação médica detalhada do paciente.

Dieta e Aterosclerose: A Ligação Direta

Você já deve ter ouvido que “você é o que você come”. No contexto da saúde vascular, isso é muito verdadeiro. Alimentar-se com uma dieta rica em gorduras saturadas, comuns em carnes gordas e alimentos ultraprocessados, é um convite direto ao desenvolvimento da aterosclerose. Estas placas gordurosas tendem a se formar em artérias vitais, levando a problemas cardíacos, cerebrais e até de locomoção.

Por outro lado, adotar uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras benéficas (como aquelas encontradas no abacate, peixes, nozes e azeite) é um dos pilares na prevenção da aterosclerose.

Finalmente, não posso enfatizar o suficiente a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Monitorar sua saúde vascular e adotar hábitos saudáveis é o primeiro e mais importante passo para garantir a saúde das suas artérias. Cuide-se e mantenha-se informado!
News image
Circulação
Você já ouviu falar do Músculo Sóleo?
News image
Circulação
Saúde Vascular e as mudanças de temperatura no Outono
Dr. Rafael Apoloni
Especialista
Cirurgia
Vascular
"Sou formado em Medicina pela Universidade de São Paulo, possuo títulos de especialista em Cirurgia Vascular, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBAVC)."

Dr. Rafael Corrêa Apoloni
Cirurgião Vascular e Endovascular - especialista vascular São Paulo

Agende sua consulta
Fabio Lamberti
Fabio Lamberti
28/08/2023
Todos muito atenciosos O atendimento e comprometimento do Dr é absolutamente espetacular. Muito bom
Angela Hellmeister
Angela Hellmeister
02/03/2023
Dr.Rafael é um profissional especial....excelente atendimento,atencioso e cuidadoso!!
Andréa H.
Andréa H.
02/03/2023
Excelente atendimento e profissional maravilhoso !
Barbara Cristina
Barbara Cristina
25/11/2022
Excelente profissional! Meu tratamento foi para vasinhos e o resultado foi alcançado. Indico para todos que estão em busca de um resultado 100% eficaz.
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
Marcelino Paraguassu Damaceno Neto
18/08/2022
Ótimo ,médico fiz meu tratamento com ele ,e obetive um ótimo , resultado , recomendo a todos ,estou muito satisfeita ,meus parabéns Dr
Edson Machado (Machadão)
Edson Machado (Machadão)
29/06/2022
O Dr. Rafael foi impressionante, educado, atencioso e muito competente. A cirurgia de varizes foi um sucesso e a recuperação melhor ainda ( mais rápido do que eu imaginava). Todo o processo desde a internação até a recuperação foi muito bem explicado. O pós operatório foi de primeira. Eu recomendo este médico, pois se trata de um profissional muito gabaritado. Só para constar.. o consultório é bem localizado e o atendimento na recepção é muito bom. Parabéns a todos.
aninha limaa Lima
aninha limaa Lima
27/06/2022
Dr.Rafael um excelente profissional...
Adele Pedrão
Adele Pedrão
15/09/2020
Ótimo cirurgião Excelente atendimento. Ficou perfeito.
Close site
Contato Cirurgião Vascular Paraíso
Precisa de ajuda? Tire suas dúvidas e agende consulta com o Dr Rafael Apoloni pelo WhatsApp
Instagram